quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Um baita vozeirão!

“The Voice”, assim é conhecido o cantor e compositor norte-americano David Phelps, de 39 anos. Com a maior expressão vocal que já presenciei na vida, ele é dono de um talento inconfundível, indiscutível e foi considerado pela crítica o melhor tenor da atualidade. Nascido em Houston, no Texas, cedo começou a batalhar pela carreira. Formado em música, pela Baylor University, umas das Universidades mais antigas do Texas, Phelps, mesmo sendo premiado pela academia como o melhor vocal performance, já pensou em desistir por causa de problemas financeiros.

O engraçado é que com apenas 16 anos, quando tentava descobrir o que sabia fazer de melhor, ele decidiu se inscrever num concurso de talentos no colégio onde estudava e não deu em outra. “Estava tentando descobrir algo que eu fosse realmente bom, porque havia muitas coisas nas quais eu não era. Eu cantei uma canção. Estava tão inseguro que quando terminei baixei a cabeça e voltei para trás da cortina o mais rápido que pude. Num cantinho do palco eu escondido vi e disse: 'Oh meu Deus! Eles estão aplaudindo em pé! '. A partir disso eu disse a mim mesmo que aquilo seria algo que eu podia fazer”, relembra o cantor.

Os pais de Phelps pensavam que o menino poderia estragar a voz com a maneira que cantava. Eles diziam que se o filho havia optado por música, teria que “fazer direito o negócio”. Levou bronca dos pais: “você precisa de aulas de canto”, disse a mãe do tenor depois de ter ouvido o rapaz interpretar uma canção. Porém, o camarada do vozeirão, não se intimidou. Tomou tenência e foi para a Universidade de Houston ter aulas de canto com um professor, que considera ter sido maravilhoso e de grande proveito para o seu desenvolvimento vocal.

Já formado, mesmo assim a luta continuou, só que com uma diferença: o cantor esposado com Lori, com quem teve quatro filhos (haja filhos!) estava desempregado. O recém diplomado se viu numa situação bastante difícil. Chegou a se sentir "o maior vagabundo da face da terra" porque tinha esposa e uma cria pra sustentar. Entretanto, uma mulher sábia faz a diferença nessas horas. Tendo o apoio da companheira e amiga com quem se casou, o cantor decidiu de uma vez por todas se mudar para Nashville, considerada a cidade da música. “Nós oramos a semana toda. Eu já estava me sentindo um legítimo vagabundo e disse: ‘ok, isso precisa mudar’. Com fé, eu coloquei minha família dentro do carro e fui para Nashville. Mostrei o que sabia fazer de melhor, então, eu assinei com a Word Music e todas as portas se abriram”, disse o cantor em entrevista a uma emissora de televisão americana.

Literalmente todas as portas se abriram para o loirinho bom moço. A partir da assinatura com a gravadora, que tem total exclusividade sobre o cantor, a coisa foi andando e rolando como uma bola de neve. Em duas semanas de contrato assinado, ele se tornou o quarto integrante, o tenor, do melhor e mais popular quarteto de música gospel do planeta, o Gaither Vocal Band. E rendeu. “Foi um momento incrível! Depois destas duas semanas, eu já estava me apresentando para um público de 20 mil pessoas”. Ual! E não parou por aí, meus caros. Durante os sete anos que cantou no GVB, Phelps conquistou quatro prêmios Dove, considerado o Oscar da música gospel, dois Grammys, 13 discos de ouro e 15 discos de platina. O rapaz se fez. Em apenas sete anos, ele se tornou um dos cantores mais premiados da música gospel americana.

Em novembro de 2006, Phelps veio a São Paulo e mostrou o porquê é considerado um dos melhores cantores da atualidade. Eu que o diga. Mesmo com o caos aéreo, que estava mais em alta naquela época, valeu à pena chegar literalmente correndo para não perder um segundo do concerto. Foi simplesmente, incrível.

David Phelps continua cantando e encantando. Agora, em carreira solo, acaba de lançar o seu 9º álbum intitulado The Voice. Um álbum que traz releituras de grandes sucessos românticos da música americana como, Unchained Melody, trilha do filme Ghost, e I Want to Know What Love Is, sucesso da banda de rock Foreigner, além de Nessun Dorma, de Giacomo Puccini, que ficou conhecida na voz do tenor Luciano Pavarotti. Também acabou de sair do forno o CD/DVD de natal do loirinho chamado O Holy Night, que está recheado de belíssimas canções. O DVD é um show. Se você quiser adquirir o acervo do tenor, você pode comprar pelo site da loja virtual de CDs CD Point ou pelo site do cantor.

Acredite! Não tem como não apreciar o trabalho desse monstro do canto que tem um agudo de arrepiar.

Sem mais delongas... Corre para o youtube e vai assistir aos milhões de vídeos que tem dele por lá ou compra o CD/DVD.

I assume! David Phelps is my favorite singer.

Um comentário: